segunda-feira, 29 de Abril de 2024  13:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-05-2006

In vino veritas; Vinoscópio e Visões de um milésimo de segundo


Novas exposições temporárias do Museu do Vinho Bairrada

As três novas exposições temporárias (In vino veritas; Vinoscópio e Visões de um milésimo de segundo) do Museu do Vinho Bairrada foram apresentadas ao público, no passado sábado, dia 6 de Maio.

Um evento muito participado, que contou com a presença - para além dos autores das exposições - de Antigone Broussali, adida cultural da Embaixada da Grécia, Manuel Assunção, vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Maria Helena Pereira (especialista e investigadora em História e Cultura Clássica, mas também primeira mulher doutorada por uma Universidade portuguesa), António de Miranda e Luís Alegria (proprietários do parte do espólio de origem grega exposto), entre muitos outros convidados e personalidades (mais de uma centena), ligados à cultura, ao ensino e ao meio artístico da região.

Primaram pela ausência, para além dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal “por imperativos de maior” como nos foi avançado, os vereadores da oposição e a grande maioria dos autarcas e deputados da AM de todos os quadrantes políticos do concelho.

O auditório do Museu do Vinho foi pequeno para receber tão numeroso público que não quis perder a inauguração oficial das exposições temporárias do Museu do Vinho. “Um sucesso”, diria a JB Jorge São José, vereador da Cultura da autarquia anadiense, agradado com os comentários que muitos dos visitantes fizeram a respeito da qualidade das exposições que caracterizou de “riquíssimas do ponto de vista histórico, científico, cultural, pedagógico e artístico”.

Também Pedro Dias, responsável pelo Museu e coordenador das Exposições, sublinharia que “este novo núcleo de exposições temporárias é indubitavelmente mais um passo, para a concretização contínua dos objectivos estratégicos que a Câmara Municipal de Anadia delineou desde a criação deste nobre espaço museológico da Bairrada”, acrescentando que estas três exposições se revestem de “grande originalidade, em virtude de ter em simultâneo: pintura contemporânea, Arte Grega com espólio de inegável valor arqueológico, fotografia científica de enorme esteticidade, instalações escultóricas, arte-vídeo e pedagogia”.

Aquele responsável diria ainda que “pretende-se que o Museu do Vinho Bairrada, não se esgote unicamente nas exposições temporárias e de longa duração”, uma vez que “esta nossa estratégia tem vindo a revelar-se de grande eficácia na projecção deste espaço Museológico em Portugal e no estrangeiro”. Daí que o Museu tenha vindo a dinamizar, co-organizar e acolher inúmeros seminários, debates, cursos, acções de formação-sensibilização, ateliers pedagógicos e diversas actividades de carácter lúdico-cultural, nomeadamente: recitais de poesia báquica, concertos de Música clássica, espectáculos de jazz, fados etc:

In vino veritas - O Vinho na Grécia Antiga -É resultado de todo um trabalho apaixonado e exaustivo de pesquisa e de grande rigor científico, dinamizado e co-organizado pelo Professor José Ribeiro Ferreira do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra e pelo Doutor Albino Urbano, em colaboração com o Serviço Educativo do Museu. Esta mostrar integra peças do período Grego Antigo, de extraordinária beleza estético-artística e de enorme raridade. Este espólio, com mais de dois mil anos de existência, reporta-nos para um período civilizacional em que o artista contemplava a natureza e se empolgava pela vida, exprimindo as suas manifestações através da Arte.

Vinoscópio- Esta é, sem dúvida, uma exposição de carácter original, relativamente ao tema que propõe e relativamente ao formato expositivo. Uma exposição de fotografia de microscopia e de arte-vídeo, totalmente relacionada com o vinho, com a videira e com os seus correlativos. Aqui realça-se o carácter pictórico e cromático natural, que os nossos olhos a vista desarmada não descortinam mas que a tecnologia de ponta e os microscópios desvendam. Prosseguindo objectivos estético-artísticos, procura-se quebrar o distanciamento e as barreiras entre espectador/visitante e a situação. Procura-se uma multi-sensorialidade com uma multiplicidade de meios expressivos, como a fotografia e os equipamentos multimédia. O efeito de estupefacção perante a espectacularidade da imagem é imediato e transporta-nos para patamares reflexivos que a transfiguração do espaço nos interpela.

Visões de um milésimo de segundo-Exposição de pintura contemporânea e instalação de vídeo, que o artista plástico Nelson Gomes, nos propõe de forma sublime. Questionam-se as dicotomias entre criador e espectador; entre o representado e o real; entre arte e vida; entre razão e emoção, que têm sido a base de sustentação da linguagem artística durante séculos.


Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®